XULIA – PROGRAMA DE RECONHECIMENTO DO VOZ

XULIA – PROGRAMA DE RECONHECIMENTO DO VOZ

20 de outubro de 2020 0 Por ABFC Power Soccer Brasil

No dia 10 de julho, o Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ) sediou o lançamento do software Xulia (Xestión Unificada da Linguaxe con Intelixencia Artificial), destinado a portadores de deficiência motora. Lançado por meio de uma parceria entre o Instituto Novo Ser e o programador Antonio Losada González, da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, o programa é o primeiro do tipo a reconhecer todos os comandos de texto no idioma português utilizando o reconhecimento de voz do Google.

Baseado no software Motrix, desenvolvido há 13 anos por José Antônio Borges, professor do NCE, o Xulia atualiza as principais funções de seu antecessor. O maior diferencial deste novo programa é permitir, diferentemente do Motrix, que o usuário dite textos completos em português em vez de ter de soletrar cada palavra.Segundo Ricardo González, um dos idealizadores do software e usuário ativo dele, o Xulia é capaz de reconhecer mais de 140 comandos utilizados normalmente em ambiente Windows e permite uma maior autonomia no uso do computador.

“O Xulia aumenta a produtividade de quem não pode utilizar as mãos, permitindo o uso de diversos comandos. O programa é facilmente customizável para atender a demanda de casa usuário”, explicou.O Instituto Novo Ser disponibiliza o download gratuito do programa, além de suporte para sua instalação e uso.

Para saber mais sobre o programa acesse: http://www.novoser.org.br/xulia.html

Please follow and like us: